Saiba qual o passo a passo para trocar de contador, garantindo a descomplicação desse processo!
Índice
Entenda quais as etapas para trocar de contador de forma ética, transparente e descomplicada
O êxito de um negócio depende de muitos aspectos, sendo que alguns deles são comuns e indispensáveis para que qualquer negócio possa se manter aberto e em desenvolvimento.
Um desses aspectos é o suporte contábil da sua empresa, que tem impacto direto na conformidade com diversas obrigações, bem como no financeiro.
Entretanto, por diversas razões, a necessidade de trocar de contador pode se fazer presente e, devido a isso, preparamos este conteúdo para te orientar sobre qual o passo a passo adequado, bem como sobre qual a documentação que deve ser providenciada.
Assim, você poderá garantir a realização desse processo sem complicações, além de prezar pela ética e pela transparência – que são essenciais.
Trocar de contador: qual o processo?
A necessidade de trocar de contador pode se originar por diversas causas, como novas necessidades da empresa, problemas com o cumprimento de prazos ou até mesmo por uma nova proposta.
Todavia, seja qual for o motivo, é crucial que sejam prezados os seguintes pontos:
- Cumprimento das etapas necessárias;
- Transparência;
- Ética;
- Documentação.
Sabendo disso, a seguir, vamos falar sobre o passo a passo necessário para que todos esses pontos sejam garantidos em seu negócio.
Passo 1: comunicação da decisão de troca
O primeiro passo consiste em prezar pela ética e pela transparência, comunicando previamente a decisão de trocar de contador.
É importante que seja comunicado e organizado até mesmo um cronograma para que as demais etapas sejam cumpridas, sem que nenhuma parte seja prejudicada.
Pode ser interessante também explicar o porquê da troca, visando proporcionar um feedback construtivo.
Passo 2: cumprimento das cláusulas contratuais
A segunda etapa é de extrema importância para garantir o cumprimento dos direitos e dos deveres das partes, ou seja, o cumprimento das cláusulas contratuais referentes à rescisão e à troca de contabilidade.
Desse modo, é preciso cumprir o que foi previamente estabelecido e firmado em contrato por você e pela, até então, atual contabilidade.
Passo 3: documentação
A documentação é uma outra etapa fundamental que é crucial para que você possa repassar as informações do seu negócio para a nova contabilidade.
Portanto, é preciso solicitar a documentação referente aos relatórios, aos comprovantes de cumprimento de obrigações tributárias e a todos os documentos que estiverem com a contabilidade.
Lembrando que também é necessário fornecer À nova contabilidade:
- Número do CNPJ;
- Número da Inscrição Estadual;
- Contrato social;
- Certificado digital A1.
Com isso, você garante que toda a documentação pertinente ao seu negócio seja passada para a nova contabilidade.
Passo 4: efetivação da troca de contabilidade
Por fim, é preciso efetivar a troca de contabilidade, contando com novos profissionais de sua confiança, alinhando como será a prestação de serviços, repassando a documentação e, claro, firmando um contrato de forma cuidadosa e coerente para ambas as partes.
Com isso, você já pode contar com o novo suporte contábil.
Nós, da Ogura, estamos à sua disposição!
Para garantir que todo esse processo seja cumprido da forma correta, você pode contar conosco para esclarecer possíveis dúvidas que tenham restado.
Além disso, estamos sempre à disposição para evidenciar o que podemos proporcionar como contabilidade.
Sendo assim, não hesite em nos contatar por meio do ícone do WhatsApp!