Trocar de contador: conheça o passo a passo

Saiba qual o passo a passo para trocar de contador, garantindo a descomplicação desse processo!

Entenda quais as etapas para trocar de contador de forma ética, transparente e descomplicada

O êxito de um negócio depende de muitos aspectos, sendo que alguns deles são comuns e indispensáveis para que qualquer negócio possa se manter aberto e em desenvolvimento. 

Um desses aspectos é o suporte contábil da sua empresa, que tem impacto direto na conformidade com diversas obrigações, bem como no financeiro. 

Entretanto, por diversas razões, a necessidade de trocar de contador pode se fazer presente e, devido a isso, preparamos este conteúdo para te orientar sobre qual o passo a passo adequado, bem como sobre qual a documentação que deve ser providenciada. 

Assim, você poderá garantir a realização desse processo sem complicações, além de prezar pela ética e pela transparência – que são essenciais.

Trocar de contador: qual o processo?

A necessidade de trocar de contador pode se originar por diversas causas, como novas necessidades da empresa, problemas com o cumprimento de prazos ou até mesmo por uma nova proposta. 

Todavia, seja qual for o motivo, é crucial que sejam prezados os seguintes pontos:

  • Cumprimento das etapas necessárias; 
  • Transparência;
  • Ética; 
  • Documentação. 

Sabendo disso, a seguir, vamos falar sobre o passo a passo necessário para que todos esses pontos sejam garantidos em seu negócio.

Passo 1: comunicação da decisão de troca 

O primeiro passo consiste em prezar pela ética e pela transparência, comunicando previamente a decisão de trocar de contador. 

É importante que seja comunicado e organizado até mesmo um cronograma para que as demais etapas sejam cumpridas, sem que nenhuma parte seja prejudicada. 

Pode ser interessante também explicar o porquê da troca, visando proporcionar um feedback construtivo.

Passo 2: cumprimento das cláusulas contratuais 

A segunda etapa é de extrema importância para garantir o cumprimento dos direitos e dos deveres das partes, ou seja, o cumprimento das cláusulas contratuais referentes à rescisão e à troca de contabilidade. 

Desse modo, é preciso cumprir o que foi previamente estabelecido e firmado em contrato por você e pela, até então, atual contabilidade. 

Passo 3: documentação

A documentação é uma outra etapa fundamental que é crucial para que você possa repassar as informações do seu negócio para a nova contabilidade. 

Portanto, é preciso solicitar a documentação referente aos relatórios, aos comprovantes de cumprimento de obrigações tributárias e a todos os documentos que estiverem com a contabilidade. 

Lembrando que também é necessário fornecer À nova contabilidade:

  • Número do CNPJ;
  • Número da Inscrição Estadual;
  • Contrato social; 
  • Certificado digital A1.

Com isso, você garante que toda a documentação pertinente ao seu negócio seja passada para a nova contabilidade.

Passo 4: efetivação da troca de contabilidade

Por fim, é preciso efetivar a troca de contabilidade, contando com novos profissionais de sua confiança, alinhando como será a prestação de serviços, repassando a documentação e, claro, firmando um contrato de forma cuidadosa e coerente para ambas as partes. 

Com isso, você já pode contar com o novo suporte contábil.

Nós, da Ogura, estamos à sua disposição!

Para garantir que todo esse processo seja cumprido da forma correta, você pode contar conosco para esclarecer possíveis dúvidas que tenham restado. 

Além disso, estamos sempre à disposição para evidenciar o que podemos proporcionar como contabilidade.

 Sendo assim, não hesite em nos contatar por meio do ícone do WhatsApp!

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