Impostos a recolher, ativos ou passivos: o que você tem que saber

Elimine agora mesmo as suas dúvidas sobre as modalidades de impostos

Entenda mais sobre os aspectos relacionados aos impostos e otimize a gestão dos seus bastidores

De 2020 para cá, não está sendo fácil ser empresário no Brasil, isso por conta de todo o contexto da pandemia que afetou e continua afetando de forma muito forte todo o cenário econômico do país.

O fato é que você, enquanto gestor, precisa se movimentar e buscar alternativas para minimizar os prejuízos e sair dessa situação difícil, seja reinventando o seu negócio ou buscando parcerias para voltar aos trilhos da consistência e lucratividade.

Pois bem, no meio disso tudo, existem aspectos relacionados aos bastidores que precisam do mínimo entendimento do gestor, afinal, um empresário não cuida apenas de assuntos relacionados à atividade-fim do negócio, mas também precisa entender, mesmo que de forma mais objetiva, temas como os impostos, por exemplo.

Foi pensando em você que resolvemos trazer para a pauta de hoje um assunto que costuma gerar muitas dúvidas na vida dos gestores, que é:

Impostos a recolher, ativos ou passivos?

Estamos aqui para responder a esta pergunta e te deixar por dentro desse assunto, eliminando de uma vez por todas a sua dúvida.

Portanto, sem mais delongas, vamos ao que interessa!

Impostos a recolher: ativos ou passivos?

O primeiro passo quando o assunto é impostos a recolher – ativos ou passivos – é – justamente – separar os temas que estão misturados nesse contexto.

Ou seja, a grande verdade é que existem duas modalidades, que são:

  • Impostos a recuperar;
  • Impostos a recolher.

Agora, vamos descomplicar ainda mais esse tema contábil para que você entenda, assim, como funciona cada uma dessas modalidades.

Bom, quando falamos em impostos a recuperar, você precisa entender que são impostos pagos no momento da compra de mercadorias.

Com isso, à medida que as mercadorias forem vendidas, haverá a redução dos impostos a recolher por você já ter pago no momento da compra.

Já sobre os impostos a recolher… Eles são pagos pela empresa ao governo por conta da venda de mercadorias.

Bom, e a história de ativo ou passivo, como fica?

Como os impostos a recolher são considerados uma obrigação da empresa, logo, estamos falando do imposto passivo. Imposto a recuperar é um direito da empresa e, nesse sentido, classificado como ativo.

Priorize o suporte de um contador

Ter o suporte especializado de uma contabilidade em sua empresa garante que você tenha um perfeito alinhamento da sua tributação, de modo que jamais pague mais impostos do que o necessário, ou seja, com prioridade total na sua conformidade tributária.

Sendo assim, para sair de vez da crise e surfar na retomada econômica, já está mais do que na hora de priorizar esse apoio para otimizar a gestão do seu negócio.

Conte com a Ogura!

Nós, da Ogura, somos uma contabilidade especializada em tributação para empresas e estamos prontos para representar o diferencial que você tanto precisa para voltar a prosperar em seu negócio.

Afinal, somos especialistas em gestão contábil e dispomos dos melhores profissionais para cuidar muito bem das suas demandas.

Diante disso, não hesite em nos contatar para saber maiores detalhes dos nossos serviços especializados.

QUERO ENTRAR EM CONTATO!

E-book - Como Abrir uma Empresa

Como Abrir Uma Empresa 1 (1) - Contabilidade no Paraíso - SP | Ogura Contabilidade

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você!
É denominado Fator R o cálculo feito para identificar se…