Construtoras e tributos: entenda e reduza sua carga tributária!

Reduza A Carga Tributária Da Sua Construtora Dicas Práticas E Estratégias Eficientes - Contabilidade no Paraíso - SP | Ogura Contabilidade

Atualizado em junho de 2023

Construtoras: guia completo para entender e reduzir sua carga tributária

Saiba agora como compreender, planejar e diminuir sua carga tributária de forma inteligente e legal!

Além de muitos desafios de gestão, as construtoras também enfrentam uma carga tributária complexa e onerosa. 

É necessário planejar e controlar cada detalhe que possa impactar o valor final da  tributação. Essa gestão é essencial para que a construtora possa obter economia tributária.

Pensando nisso, neste artigo preparamos um guia para explorar os principais aspectos relacionados à carga tributária das construtoras e apresentar estratégias para reduzi-la. 

Veja agora!

O que é carga tributária?

A carga tributária corresponde ao valor total dos impostos, taxas e contribuições que uma empresa deve pagar ao governo. 

No entanto, o peso dos tributos pode ser significativo para as construtoras, impactando seus lucros e investimentos, por isso, as empresas estão em constante procura pela redução de custos com os tributos.

Como funciona a carga tributária em construtoras?

A carga tributária em construtoras é determinada pelas leis fiscais do país. Os impostos e tributos aplicáveis podem variar segundo a legislação fiscal específica de cada região. 

No entanto, um dos aspetos que mais impactam na determinação da tributação é o regime tributário.

De forma geral, as construtoras estão sujeitas ao pagamento de impostos sobre o lucro obtido com suas atividades, sobre os serviços prestados e mercadorias, além das obrigações de contribuição previdenciária para a seguridade social.

Alguns exemplos de impostos são:

  • Imposto sobre Serviços (ISS);
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • INSS, entre outros.

Saiba mais sobre tributação em construtoras logo a seguir:

Estratégias para reduzir a carga tributária das construtoras

  • Planejamento tributário

Toda empresa deve se concentrar no planejamento tributário. O plano adequado pode levar à redução de custos, a melhores resultados e ao aumento dos lucros. 

Para as empresas de construção, o planejamento tributário é crucial para o sucesso, pois aumenta a competitividade no mercado por meio de análise e identificação de oportunidades legais e viáveis para a redução do pagamento de impostos.

  • Utilização de incentivos fiscais

É possível que as empresas de construção reduzam seus impostos aproveitando os benefícios e incentivos do governo. 

No entanto, é importante analisar cuidadosamente as condições e os requisitos de cada benefício, pois alguns podem se aplicar somente em regimes e circunstâncias fiscais específicas.

  • Regularização fiscal 

Manter a situação fiscal em dia evita multas e juros. É essencial acompanhar e cumprir todas as obrigações fiscais, como emissão de notas fiscais corretas e pagamento dos impostos nos prazos estabelecidos.

Para facilitar esse processo, é possível acompanhar um calendário fiscal. Com o pagamento de impostos em dia, é possível gerar economia e compliance, melhorando os resultados financeiros e a imagem da empresa.

Qual o melhor regime tributário para construtoras?

Identificar as melhores opções de regimes tributários, como o Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, é essencial.

Cada regime tem suas próprias regras e alíquotas, e a escolha correta pode reduzir a carga tributária, por isso, é preciso um estudo sobre todas as nuances do regime e da empresa para determinar o melhor regime tributário.

Não há uma resposta certa na hora de determinar o regime, pois ela depende do construtor e vários fatores precisam ser considerados e calculados com precisão. 

A assistência de um contador confiável é crucial nesse sentido!

É importante selecionar o regime tributário com uma carga tributária menor e prever o crescimento da empresa. O não cumprimento pode exigir uma mudança de regime durante o ano fiscal.

Saiba como a Ogura Contabilidade pode te auxiliar!

A Ogura Contabilidade oferece um apoio especializado e personalizado em Gestão Fiscal e Tributária, auxiliando as construtoras a identificar oportunidades de otimização fiscal, realizar um planejamento tributário adequado e cumprir todas as obrigações fiscais de forma eficiente. 

Com a nossa expertise e conhecimento, sua construtora pode alcançar uma gestão tributária mais eficaz, garantindo assim o seu crescimento sustentável no setor.

Fale com os nossos especialistas para saber mais!

PRESSIONE AQUI E COMECE AGORA A SUA REDUÇÃO TRIBUTÁRIA!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Ogura & Assessoria Contábil e Fiscal.

Somos um escritório que desenvolve trabalhos voltados essencialmente à atividade empresarial, especialmente nas áreas contábil, fiscal, pessoal e societária, envolvendo custos e o aspecto patrimonial, tanto na esfera preventiva como corretiva.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

E-book - Como Abrir uma Empresa

Como Abrir Uma Empresa 1 (1) - Contabilidade no Paraíso - SP | Ogura Contabilidade

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você!
Atualizado em maio de 2023 Médicos empreendedores: como abrir um…