Descubra agora como encerrar uma empresa e CNPJ

Blog 01.12 - Contabilidade no Paraíso - SP | Ogura Contabilidade

Passo a passo de como encerrar uma empresa e CNPJ

Não sabe o que fazer para encerrar uma empresa e CNPJ? Acabe com suas dúvidas lendo o conteúdo abaixo 

Fazer o encerramento de um CNPJ é sempre um momento delicado, pois é o fim de um sonho ou de uma história. Além do mais, o medo da burocracia paira sobre todo esse processo, mas é fundamental saber que é preciso tornar oficial o fim do negócio.

No momento em que você protela essa missão, os deveres empresariais permanecem, como, por exemplo, a declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e a apresentação de balanços.

Desse modo, se rende ao negócio débitos e multas que não tinham necessidade de existir.

Sabemos que é um momento crítico na vida do gestor, porém fechar um negócio evita dívidas no futuro. Além do mais, você conseguirá proteger-se contra fraudes que podem acontecer com CNPJs ativos que podem estar sendo usados de modo irregular.

Mas como fazer isso? Continue a leitura conosco e confira o passo a passo de como encerrar uma empresa e CNPJ.

Como encerrar uma empresa e CNPJ?

Oficializar o fim de uma empresa tornou-se mais fácil depois do lançamento do Sistema Nacional de Baixa de Empresa.

Não existe mais a precisão de se apresentar uma certidão negativa para fazer a conclusão de baixa do CNPJ, é só ir à Junta Comercial e pedir o encerramento. Veja os passos que você precisa seguir para realizar o fechamento do seu negócio.

Passo 1

Para realizar a abertura de um negócio, é necessário que seja feito um contrato social, que é um documento que torna oficial o início da empresa.

Lá ficam dados como a razão social e as informações dos sócios. Quando se cria uma empresa, é preciso criar um contrato social.

É nesse documento que é oficializado o fechamento do negócio, então precisa ter a assinatura dos sócios.

A quantia que será dividida precisa ser colocada em destaque, sendo que a razão do fechamento precisa estar embasado de forma legal de acordo com o Código Civil.

Passo 2

Emita o Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Faça a retirada do certificado por meio do próprio site da Caixa Econômica, anexando os outros documentos do processo.

Passo 3

Verifique quais impostos são pagos por sua empresa. Caso suas contribuições sejam municipais, é o caso de pedir baixa do banco de Dados na Secretaria de Finanças da sua cidade.

Passo 4

Obtenha a Certificação de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União para ficar em dia com a Receita Federal.

Passo 5

Protocole na Junta Comercial um pedido de arquivamento de fim da sua empresa ou pessoa jurídica. Você precisará mostrar uma série de documentos que comprovem que foi quitado os impostos e outras contribuições obrigatórias.

Passo 6

Use o Coletor Nacional de Dados da Receita Federal e gere a solicitação de cancelamento do CNPJ. Assine todos os documentos e entregue no local que o sistema indicar.

Conte com a Ogura Contabilidade para encerrar sua empresa e CNPJ sem complicações

Nós, da Ogura Contabilidade, somos especialistas no processo de abertura, encerramento e baixa de empresas.

Dessa maneira, vamos ajudá-lo em todo processo a fim de que você realize o encerramento de sua empresa e do seu CNPJ de forma rápida, tranquila e segura.

Entre em contato conosco e deixe a burocracia com quem é especialista no assunto.

CLIQUE AQUI PARA FALAR COM OS NOSSOS ESPECIALISTAS!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Ogura & Assessoria Contábil e Fiscal.

Somos um escritório que desenvolve trabalhos voltados essencialmente à atividade empresarial, especialmente nas áreas contábil, fiscal, pessoal e societária, envolvendo custos e o aspecto patrimonial, tanto na esfera preventiva como corretiva.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

E-book - Como Abrir uma Empresa

Como Abrir Uma Empresa 1 (1) - Contabilidade no Paraíso - SP | Ogura Contabilidade

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Como abrir CNPJ para construtoras?

Como abrir CNPJ para construtoras?

Quando o objetivo é abrir CNPJ para construtoras, muitas dúvidas podem surgir, dentre elas, a que diz respeito a impostos, custos com o processo de

como-abrir-cnpj-para-psicólogo

Como abrir CNPJ para psicólogo?

Como abrir CNPJ para psicólogo? Essa é uma dúvida muito comum entre profissionais que estão em busca de uma alternativa para pagar menos impostos ou

Recomendado só para você!
Saiba agora mesmo se compensa mais prestar serviços como pessoa…