Saiba de uma vez por todas como parcelar a declaração do IR

Passo a passo para parcelar declaração do IR

Entenda como parcelar a declaração do IR e se mantenha em dia com a Receita Federal

Tratando-se do pagamento do Imposto de Renda, muitos contribuintes que não estão em condições de realizar o pagamento em sua totalidade se perguntam sobre a possibilidade de parcelar esse valor calculado na declaração.

Afinal, é possível parcelar a declaração do IR? Você terá a resposta para essa pergunta nas próximas linhas. 

Então continue conosco e tenha uma boa leitura!

É possível parcelar a declaração do Imposto de Renda?

Sim, é possível parcelar o Imposto de Renda calculado na declaração. Dessa forma, caso você tenha valores de IR a pagar, poderá efetuar o pagamento à vista ou a prazo.

Contudo, o pagamento parcelado apresentará a cobrança de juros sobre as parcelas, somando um valor maior do que o pagamento à vista.

Veja também:

Quantas vezes pode parcelar o Imposto de Renda 2022?

É possível realizar o parcelamento do Imposto de Renda em até 8 vezes, desde que os valores das parcelas sejam de, no mínimo, R$ 50,00.

Os juros começarão a ser aplicados a partir da segunda parcela, com o adicional de 1% sobre a taxa Selic. Além disso, caso haja inadimplência no pagamento das parcelas, será cobrado mais 0,33% ao dia, até o limite de 20% sobre o valor da parcela.

Mas quem pode realizar esse parcelamento? Pode parcelar o Imposto de Renda, os contribuintes que tiverem valores acima de R$ 100,00.

Sendo assim, vamos entender como realizar esse parcelamento a seguir.

Como parcelar a declaração do Imposto de Renda? Confira o passo a passo!

Para realizar o parcelamento do Imposto de Renda, você deve seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o programa da declaração;
  2. Clique na aba “Resumo da Declaração” no menu do lado esquerdo da tela de preenchimento do IR 2022;
  3. Selecione o item “Cálculo do Imposto”.
  4. Clique o quadro do lado direito do “Imposto a pagar”;
  5. Selecione a aba “parcelamento” e escolha o número de parcelas desejado;
  6. Agora é só imprimir a primeira parcela do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e efetuar o pagamento.

Saiba mais, clicando no link abaixo:

Vale ressaltar que a declaração do Imposto de Renda já começou e seguirá até o dia 29 de abril de 2022, por isso, é fundamental que você comece a se preparar para realizar a declaração de forma devida, apresentando todas as deduções possíveis, o que poderá reduzir o valor do IR a pagar ao final da declaração.

Dessa forma, é fundamental contar com um profissional contábil para prestar todo o suporte que você precisa.

Conte com os serviços da Ogura & Assessoria Contábil e Fiscal!

O processo de declaração e cálculo do Imposto de Renda pode ser bastante complexo e burocrático para quem não é especialista no assunto, mas a notícia boa é que você não precisa passar por esse processo sozinho.

Nós, da Ogura & Assessoria Contábil e Fiscal, estamos há mais de 25 anos no mercado prestando serviços de excelência para pessoas físicas e para empresas de diferentes portes e segmentos.

Temos o compromisso de garantir a boa organização e saúde financeira de cada um dos nossos clientes, bem como garantir o cumprimento de todas as obrigações contábeis, fiscais e tributárias para que se mantenham em conformidade legal.

Dessa forma, vamos garantir que a sua declaração seja preenchida corretamente, com todas as deduções possíveis, para que você possa pagar o menor valor de IR possível e, caso precise parcelar esse valor, escolha a opção mais vantajosa.

Então entre em contato conosco, tire suas dúvidas e aproveite os benefícios de contar com a Ogura!

CONTE COM O NOSSO APOIO E MANTENHA-SE EM DIA COM A LEI!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Ogura & Assessoria Contábil e Fiscal.

Somos um escritório que desenvolve trabalhos voltados essencialmente à atividade empresarial, especialmente nas áreas contábil, fiscal, pessoal e societária, envolvendo custos e o aspecto patrimonial, tanto na esfera preventiva como corretiva.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior esquerdo.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

E-book - Como Abrir uma Empresa

Como Abrir Uma Empresa 1 (1) - Contabilidade no Paraíso - SP | Ogura Contabilidade

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Como abrir CNPJ para construtoras?

Como abrir CNPJ para construtoras?

Quando o objetivo é abrir CNPJ para construtoras, muitas dúvidas podem surgir, dentre elas, a que diz respeito a impostos, custos com o processo de

como-abrir-cnpj-para-psicólogo

Como abrir CNPJ para psicólogo?

Como abrir CNPJ para psicólogo? Essa é uma dúvida muito comum entre profissionais que estão em busca de uma alternativa para pagar menos impostos ou

Recomendado só para você!
Prazo anterior se encerrava no dia 29 de abril. Governo…