Como enviar a declaração de Imposto de Renda 2025: passo a passo completo

O período de envio da declaração do Imposto de Renda 2025 já começou e, como todo ano, milhares de brasileiros ficam com dúvidas sobre o processo.

O período de envio da declaração do Imposto de Renda 2025 já começou e, como todo ano, milhares de brasileiros ficam com dúvidas sobre o processo.

Saber exatamente como enviar a declaração do IRPF 2025 é fundamental para evitar erros, cair na malha fina ou deixar de aproveitar deduções legais que podem aumentar a sua restituição ou reduzir o imposto a pagar.

Se você ainda está inseguro com o procedimento ou não sabe por onde começar, este artigo da Ogura Contabilidade foi feito para você.

Vamos explicar quem deve declarar, quais documentos são necessários, como preencher e enviar a declaração, além de dicas para não errar no processo.

Quem deve declarar o Imposto de Renda em 2025?

Antes de aprender como enviar a declaração, é essencial saber quem é obrigado a declarar o IRPF em 2025. Veja os principais casos:

✅ Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888,80 em 2024;

✅ Quem obteve receita bruta em valor superior a R$ 169.440,00 em atividade rural está obrigado a entregar o Imposto de Renda 2025.

✅ Quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200 mil;

✅ Quem obteve ganho de capital com a venda de bens (imóveis, veículos etc.);

✅ Quem realizou operações na Bolsa de Valores acima de R$ 40 mil ou com lucro sujeito à tributação;

✅ Quem tinha posse ou propriedade de bens acima de R$ 800 mil em 31/12/2024;

✅ Quem optou pela isenção de imposto sobre o ganho na venda de imóvel residencial, com reinvestimento em outro imóvel no prazo de 180 dias;

✅ Quem passou à condição de residente no Brasil em qualquer mês de 2024 e assim se encontrava em 31/12/2024.

Se você se encaixa em algum desses critérios, precisa enviar sua declaração até o prazo final estabelecido pela Receita Federal — geralmente, o último dia útil de maio

Documentos necessários para enviar sua declaração

Antes de abrir o sistema da Receita, é importante reunir todos os documentos que serão usados na sua declaração:

🔹 Informes de rendimentos (empresa, bancos, corretoras);

🔹 Recibos e notas fiscais de despesas médicas, escolares e com dependentes;

🔹 Comprovantes de pagamento de aluguel, previdência, pensão alimentícia e outros;

🔹 Dados de imóveis, veículos, aplicações financeiras;

🔹 Informações de dependentes (nome, CPF, data de nascimento, rendimentos, despesas);

🔹 Comprovantes de doações e contribuição à previdência privada (se houver).

Organizar essa documentação com antecedência evita erros no preenchimento e garante o aproveitamento de todas as deduções possíveis.

Como enviar a declaração do Imposto de Renda 2025: passo a passo

Agora que você já tem todos os documentos em mãos, é hora de aprender como fazer e enviar a declaração do IRPF 2025:

1. Baixe o programa da Receita Federal ou use o app

Você pode enviar sua declaração de três maneiras:

✅ Pelo programa oficial do IRPF 2025, disponível para Windows, Mac e Linux;

✅ Pelo aplicativo Meu Imposto de Renda (iOS e Android);

✅ Pelo portal e-CAC, com conta Gov.br nível prata ou ouro.

A forma mais prática é usar o programa de computador, que oferece todos os recursos e permite importar dados da declaração anterior e do carnê-leão (caso use).

2. Escolha o tipo de declaração: simplificada ou completa

No preenchimento, o sistema perguntará qual modelo você deseja utilizar:

🔹 Simplificada: aplica um desconto padrão de 20% sobre os rendimentos tributáveis (até o limite de R$ 16.754,34), dispensando a apresentação de despesas dedutíveis.

🔹 Completa: exige o lançamento de todas as despesas (educação, saúde, previdência etc.), ideal para quem tem muitos gastos dedutíveis.

Se estiver em dúvida, o próprio sistema compara os modelos e sugere o mais vantajoso.

3. Preencha seus dados pessoais e dos dependentes

Informe:

👤 Nome, CPF, data de nascimento;

🏠 Endereço;

📱 Dados bancários (para restituição ou débito automático do imposto);

👪 Informações dos dependentes.

Atenção: os dados bancários devem estar no nome do titular da declaração. Se for fazer a declaração em conjunto, o banco precisa ser do titular.

4. Informe seus rendimentos e os de seus dependentes

A ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica” é uma das mais importantes. Preencha com os dados dos informes entregues por empregadores, bancos, corretoras, INSS, entre outros.

Também há fichas específicas para:

🔹 Rendimentos isentos e não tributáveis (ex: poupança, indenizações, FGTS);

🔹 Rendimentos tributados exclusivamente na fonte (ex: 13º salário, prêmio de loteria);

🔹 Ganhos de capital;

🔹 Renda do exterior (se houver).

5. Declare os bens, direitos e dívidas

Use a ficha “Bens e Direitos” para informar imóveis, veículos, aplicações, saldos bancários (superiores a R$ 140,00), previdência privada, ações, entre outros.

A ficha “Dívidas e Ônus Reais” serve para registrar financiamentos, empréstimos e outras obrigações.

6. Declare pagamentos efetuados

Nessa parte, informe gastos que podem ser dedutíveis:

✅ Despesas médicas (sem limite de valor);

✅ Gastos com instrução (até R$ 3.561,50 por dependente);

✅ Pensão alimentícia judicial;

✅ Previdência oficial e privada;

✅ Doações incentivadas (como a Lei Rouanet e Fundos da Criança e do Idoso).

7. Revise, verifique pendências e envie

O programa da Receita possui a opção “Verificar Pendências”. Use-a para identificar possíveis erros e omissões.

Se estiver tudo certo, clique em “Entregar Declaração”.

Você receberá um recibo que deve ser salvo e guardado com cópia da declaração por no mínimo 5 anos, prazo durante o qual a Receita pode solicitar comprovações.

Dicas para evitar erros na hora de declarar

🔸 Não chute valores — Use sempre documentos oficiais e comprovantes;

🔸 Atenção aos dependentes — Todos os rendimentos e despesas devem ser incluídos;

🔸 Cheque a digitação de valores — Um zero a mais pode causar grandes problemas;

🔸 Use o informe de rendimentos das fontes pagadoras — Informações divergentes geram malha fina;

🔸 Evite copiar dados da declaração do ano anterior sem revisar — Cada ano tem suas particularidades.

O que fazer após o envio da declaração?

Após a entrega da declaração:

✔️ Acompanhe o status no portal e-CAC;

✔️ Veja se caiu na malha fina;

✔️ Fique atento às datas da restituição (caso tenha direito);

✔️ Caso perceba algum erro, envie uma declaração retificadora.

Conclusão: conte com especialistas para declarar com segurança

Saber como enviar a declaração do Imposto de Renda 2025 corretamente é fundamental para evitar problemas com o Fisco e até garantir uma restituição maior.

Com o suporte da Ogura Contabilidade, você não precisa se preocupar com o preenchimento, envio ou cálculo de impostos. Nossa equipe cuida de tudo para você de forma segura, rápida e com total sigilo.

Fale com nossos especialistas e envie sua declaração com tranquilidade!

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Somos um escritório que desenvolve trabalhos voltados essencialmente à atividade empresarial, especialmente nas áreas contábil, fiscal, pessoal e societária, envolvendo custos e o aspecto patrimonial, tanto na esfera preventiva como corretiva.

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